Página dedicada à divulgação, trabalhos, estudos e vivências do grupo da Catequese 2018 - Paróquia Santa Teresinha

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Oitavo encontro


O amor de Deus em nós: uma aliança eterna

Fique ligado: “De que maneira você percebe a aliança de Deus em sua vida?” A palavra aliança, na Bíblia, tem significados muito lindos: amor, combinação, união, comunhão, vínculo, diálogo, casamento, tra­tado, compromisso. Toda a história do povo de Deus na Bíblia é marcada pela aliança. A Bíblia mostra que Deus sempre faz alianças por intermédio de pessoas, nos mais diferentes aspectos: promessas com os patriarcas, aliança com Moisés no Monte Sinai, compromisso para com a fidelidade com o seu povo até chegar a Nova e definitiva Aliança com Jesus Cristo. É tão forte a aliança do amor de Deus para com as pessoas que ele nos criou a sua imagem e semelhança.
A maior aliança de Deus foi entregar como prova suprema de amor seu pró­prio Filho à morte, para nos salvar (Jo 3,16). O amor entre Deus e nós não é abs­trato nem distante. O amor entre Deus e nós torna-se íntimo, afetivo, concreto, vital, dinâmico, alegre... A aliança não é um projeto das pessoas para Deus, mas de Deus para as pessoas. O amor e o compromisso de uma aliança são invisíveis, brotam do coração, mas tem um sinal externo que vem “selar” esse pacto de amor. Tomemos corno exemplo Noé, que ofereceu um sacrifício ao Senhor sobre o altar. Deus disse a Noé e aos seus filhos: “Vou fazer uma aliança com vocês e seu descendentes” (Gn 9,1-17). Essa aliança foi simbolizada pelo arco-íris. Deus também estabeleceu uma aliança com a nação de Israel, por meio de Moisés. A aliança feita com Moisés - os dez mandamentos - foi gravada em tábuas de pe­dra, configurando o decálogo, que seria a prova e o compromisso dessa aliança.
Jesus é o mediador da Nova Aliança. Ela expressa um novo significado de sacrifício e de holocausto. É a oferenda da pessoa mesma, a exemplo de Cristo. A nova aliança tem vínculos indestrutíveis de misericórdia, de amor e de solida­riedade. A aliança do Sinai é a mais importante do Antigo Testamento é diferente das outras alianças. Nela Deus se manifesta como nosso Deus e nos adota como seu povo; por isso somos todos irmãos, tendo um único Deus. Deus mostrou seu amor, escolheu um povo para que, por meio de sua história, os outros povos percebessem o quanto ele ama a pessoa humana.

Recordar - O que a nossa vida está dizendo?
Você conhece pessoas na comunidade que estabeleceram algum tipo de acordo?

Escutar - O que o texto está dizendo?
Dois catequizandos apresentam a Bíblia; todos acolhem a Palavra com um can­to, com mensagem referente à palavra e ao amor de Deus.
Leitura: Jr 32,39-41.
Convidar três pessoas, para que se apresentem e declamem o texto.
Quem está falando no texto?
Do que o texto está falando?
O que o texto diz a respeito da Aliança?

Meditar - O que o texto diz para mim?
Que provocações o texto me faz?
Como responder ao desejo de Deus, que me quer feliz?

Perceba!
A Igreja e ao mesmo tempo caminho e finalidade do desígnio de Deus. Prefigurada na criação, preparada na Antiga Aliança, fundada pelas palavras e atos de Jesus Cristo, rea­lizada por sua Cruz redentora e por sua Ressurreição, ela é manifestada como Mistério de salvação pela efusão do Espírito Santo. Será consumada na glória do céu como assembleia de todos os resgatados da terra (Catecismo da Igreja Católica, §778).

Rezar - O que o texto me faz dizer a Deus?
Diante do texto que examinei hoje, vou agradecer a Deus pelos sinais de alian­ça, que ele me propõe em todos os momentos, todos os dias de minha vida (momento de silêncio).
Rezar em dois coros o Salmo 89 (88) (um grupo reza A; outro, B).
A - Cantarei para sempre o amor do Senhor, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade.
B - Pois eu disse: “Teu amor é um edifício eterno, tu firmaste a tua fidelidade mais que o céu”.
A - Selei urna aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi:
"Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você".
B - Para sempre vou manter com ele o meu amor, e minha aliança com ele será firme.
Jamais violarei a minha aliança, nem mudarei as minhas promessas.
Todos - Seja bendito, Senhor, para sempre!
Amém! Amém!

Contemplar - Olhar a vida como Deus olha
Vou colocar-me nas mãos de Deus e contemplar os gestos de amor, a grande e fiel aliança que sustenta minha vida.

Compromisso - O que a Palavra de Deus me leva a fazer?
Veja os gestos de aliança e amor que Deus lhe concede no decorrer de sua vida, das outras pessoas e do planeta terra. Anote em seu caderno, para relatar no próximo encontro.

O que eu penso agora?
Depois de todas as considerações construídas neste encontro, o que penso?
O que significa, para mim, Deus desejar estabelecer uma aliança comigo?
• Você concorda que, quando eu ajudo em uma pastoral da Igreja, eu me torno mais íntimo com Deus? Por quê?
• Que gestos de aliança e amor encontro no meu cotidiano com Deus?

Lembrete: Relatar essa experiência no próximo encontro.



Um comentário: